PUBLICIDADE

Top 15: Piores atuações da história do cinema

domingo, 29 de dezembro de 2013


15 - Guile – Jean Claude Van Damme – e o resto do elenco de Street Fighter: A Batalha final

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_15.2013.12.23
É certo que Jean Claude Van Damme nunca foi sinônimo de concorrente ao óscar, mas acredito que essa atuação como o Guile foi o ápice de sua galhofagem em termos de atuação. Muito da crítica vai ao fato de terem pego Street Fighter, que era uma franquia de jogos que fazia um estrondoso sucesso na época, e transformarem isso em uma experiência quase tão bizarra quanto os filmes japoneses (tá certo, aí já foi exagero).

14 - Laurie Juspeczyk / Silk Spectre II - Malin Åkerman – Watchmen

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_14.2013.12.23
Nem toda a beleza da atriz sueca, Malin Åkerman, conseguiu deixar despercebido a sua péssima e sofrida atuação como a personagem Silk Spectre II. Antigamente havia um certo preconceito quanto aos filmes sobre super heróis, logo as contratações acabavam sendo de atores de filme B ou pior. Watchmen já não vivia mais essa realidade, mas isso não impediu o diretor Zack Snyder de fazer essa péssima escolha para o papel da única heroína do grupo dos “vigilantes”.

13 – Bruce Wayne / Batman - George Clooney – Batman e Robin

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_13.2013.12.23
George Clooney não é um ator galhofa, não é nem de longe um péssimo ator, mas sem dúvidas ter aceito o papel do ricaço e combatente do crime Bruce Wayne (aka Batman), não foi uma de suas melhores decisões profissionais. DesdeAdam West não se via tamanha ineficácia na interpretação do Homem Morcego, e Chris O’Donnell como Dick GraysonRobin e Alicia Silverstone como Barbara Wilson / Batgirl não ajudaram em nada. E eu nem preciso comentar do Arnold Schwarzenegger como Dr. Victor Fries / Mr. Freeze, ou do ridículo vilão Bane interpretado por um tal deJeep Swenson, né?

12 – Wade Wilson / Deadpool e Hal Jordan / Lanterna Verde - Ryan Reynolds – Lanterna Verde e X-men Origens: Wolverine

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_12.2013.12.23
Aqui é mais do que merecido mencionar dois papéis extremamente desnecessários na carreira do ator Ryan Reynolds. Se como coadjuvante em X-Men Origens: Wolverine Reynolds não conseguiu convencer com o seu inexpressivo e entendiante Deadpool, quem dirá com a responsabilidade de assumir o papel de Hal Jordan (aka Lanterna Verde) como protagonista do filme Lanterna Verde. Esse que vos escreve bem acha que se o garoto Ryan tivesse continuado atuando apenas em séries televisivas como Três é Demais, teria sido muito mais digno e honroso de sua parte.

11 – Matt Murdock / Demolidor - Ben Affleck - Demolidor – O Homem sem Medo

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_11.2013.12.23
Por falar em péssimas interpretações de super heróis, o ator Ben Affleck também não foi o mais bem aventurado quando decidiu aceitar o papel de Matt Murdock em Demolidor – O Homem sem Medo. Contando com um par de óculos escuros e pouca ou nenhuma desenvoltura como um super herói, Ben Affleck fez o desserviço de emplacar como uma das piores atuações de super heróis da história do cinema. Não é a toa que nem mesmo o excelente Argo foi capaz de limpar um pouco a imagem maculada de Affleck por esse péssimo trabalho, posto que o mesmo foi selecionado para interpretar o Homem Morcego do próximo filme de Zack SnyderBatman vs Superman. Resta saber se ele vai ser tão ruim quanto o Batman de George Clooney ou tão bom quanto o de Christian Bale. Façam as suas apostas.

10 - Edward Cullen - Robert Pattinson – A Saga Crepúsculo

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_10.2013.12.23
Penso se seria realmente necessário colocar as atuações da Saga Crepúsculo aqui, já que não é novidade para nenhum cinéfilo que a adaptação dos livros de qualidade questionável da Sra Stephenie Meyer são deveras obrasteens esquecíveis. Como a saga de filmes alcançou um estrondoso sucesso, optei por criticar SIM as suas péssimas atuações. Começando por ele, que como vampiro convence tanto quanto a Britney Spears um dia já convenceu como virgem e puritana. Sim, Edward “Cara-apática-com-nojinho-do-sexo-oposto” Cullen, interpretado levianamente pelo pseudo-ator Robert Pattinson. que também tem nojinho do sexo oposto, só para constar. Uma coisa não podemos discordar, dado a fisiologia “neo age” dos vampiros da Sra Meyer, o ator Robert Pattinson caiu como uma luva de crochê para o papel.

09 - Elektra Natchios – Jennifer Garner – Elektra

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_09.2013.12.23
Eis aqui mais um personagem da Marvel Comics subaproveitado (bem sub mesmo). Jennifer Garner não é o maior exemplo de competência no que se refere a atuação, e até onde sei o seu trabalho mais glorioso foi a série do tio J.J. AbramsAlias, e talvez o seu melhor filme tenha de fato sido o Juno, e não pela sua atuação, mas por ter tido a oportunidade de ter atuado nesse filme foda. Seu papel como Elektra? Sinceramente? Me recuso a tecer uma linha sequer que precise justificar o meu asco por tamanha falta de respeito com os que se aventuraram a assistir esse filme no cinema (ou de qualquer outra forma).

08 – Gordon Brody - Tom Green - Freddy levou uma dedada

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_08.2013.12.23
Imagino que 99% dos nossos leitores não conheçam esse filme (quisera eu fazer parte desses 99%), talvez alguns sequer conhecem algum trabalho do ator Tom Green. Mas para se ter noção do grau de incompetência artística de Tom Green, imagine que ele está para a arte de atuar, assim como o diretor Uwe Boll está para a arte de dirigir filmes. Captaram? Em Freddy levou uma dedadaTom Green conseguiu superar a sua deficiência elevando a sua estupidez a primeira grandeza no papel de Gordon Brody. Tanto o personagem quanto a história(sic) do filme são coisas completamente descartáveis, de modo que é completamente opcional da sua parte desperdiçar alguns minutos da sua existência assistindo a esse filme. Quem tiver tido, por algum motivo qualquer, vontade de assistir ISSO, pense com cautela se você realmente PRECISA assistir ISSO. Conselho dado.

07 – Todos personagens – Todo Elenco – Mercenários 1 e 2

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_07.2013.12.23
Entendo que os filmes Mercenários nunca tiveram a intenção de serem levados a sério (eu realmente espero que isso nunca tenha sido a razão de existir desses filmes), mas isso não me impede de encará-lo como uma experiência de entretenimento acerebrada e desmotivante. Cada cena, cada atuação, cada flash é um clichê, do mais alto nível de galhofagem imaginável. Sylvester Stallone e suas “frases de efeito” são tão absurdamente cretinas, que me faz perguntar como ele conseguiu chegar até onde ele chegou e eu ainda continuo aqui sonhando com o meu iate. O primeiro filme conta com atuações pífias, o segundo mostra que dava para fazer pior e o faz com maestria, trazendo atuações ainda mais cretinas, mais clichês do que se pode esperar de um filme desse naipe, e um roteiro tão porco quanto os das novelas globais.

06 - Bella Swan - Kristen Stewart – A Saga Crepúsculo

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_06.2013.12.23
Bella Swan é um dos personagens mais sem graça da literatura mundial contemporânea, no doubt about it, e sua interpretação pela Kristen “morde-beicinho” Stewart transforma essa mesma personagem em algo que transcende a capacidade de piorar algo. Penso que se existe algum termo para denominar esse feito, deve ser alguma palavra em alemão, por que em português eu realmente desconheço. Esse tipo de atuação mela-cueca é contra-indicado para quem tem bom gosto, senso crítico e raciocínio lógico.

05 - Jacob - Taylor Lautner – A Saga Crepúsculo

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_05.2013.12.23
Completando a tríade de péssimas atuações da Saga Crepúsculo, tenho o desprazer de mencionar o personagem Jacob, aquele moleque cabeludo que no segundo filme poda o cabelo e passa 90% do filme descamisado para agregar valor àpivetada na puberdade (assim mesmo, unissex – Vivemos em tempos modernos). Sábia decisão do diretor Chris Weitz, que percebeu que como ator, Taylor Lautner era um excelente usuário de Instragram.

04 - Patience Phillips - Halle Berry – Mulher-Gato

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_04.2013.12.23
Dos fiascos cinematográficos baseados em super heróis, esse é de longe o melhor do pior da história do cinema. Não há um único argumento convincente que justifique a razão de existir tamanho lixo audiovisual nos autos da existência humana. Não. Nem mesmo Halle Berry, sua roupa extremamente colada e seus constantes gemidos são atrativos suficientes para prender por sofridas quase duas horas de pura inutilidade chamada Mulher-Gato. Para essa finalidade acredito já existir alguns inúmeros sites especializados que são mais honestos com o expectador.

03 – Quase todos – Adam Sandler - Quase todos os filmes

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_03.2013.12.23
E digo quase todos por que um dos meus filmes de comédia romântica predileto chama-se Como Se Fosse a Primeira Vez, e apenas por isso. Desconheço algum outro filme do ator tão bom quanto, mas em contrapartida eu conheço vários filmes passáveis ou mesmo repugnantes de Adam Sandler. Alguns podem vociferar: Mas e o Click, tio Igor? Não é bom? Eu respondo com toda a sinceridade: NÃO! Não do ponto de vista de quem espera ver um filme de comédia, até pelo fato do mesmo se vender como tal por boa parte da película, e de repente se transformar num dramalhão mexicano com o intuito de ensinar uma lição de moral que todas as crianças provavelmente já aprenderam com alguma fábula. Não Adam Sandler, você é um péssimo ator, seus personagens no geral são toscos, e tem gente que já vem percebendo isso.

02 – Quase todos –  Nicolas Cage – Quase todos os filmes

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_02.2013.12.23
E cá estamos com o segundo colocado desse Top 15 das piores atuações da história do cinema. Assim como alguns anteriores, não estamos falando de apenas um ou dois papéis, mas de uma verdadeira miríade de péssimas atuações.Nicolas Cage desponta FÁCIL como um dos piores atores nessa minha nada humilde opinião. Não por ele ter ousado interpretar o Motoqueiro Fantasma, não por ele ter repetido essa dose, não por ele ter feito o até divertido Big Daddyem Kick-Ass, mas por basicamente quase todos os papéis que este infeliz teve a incumbência de encabeçar. Se eu digo que gosto de O Senhor das Armas, pode ter certeza que não é a presença dele que fez a diferença, e se eu digo que gosto de Cidade dos Anjos, pode ter a absoluta certeza que estou mentindo. Nicolas Cage, se você porventura estiver lendo esse post, faça um favor a humanidade e se aposente. Obrigado.

01 – Todos – Eddie Murphy – Todos os filmes

igor_queiroz_top_15_piores_atuacoes_da_historia_do_cinema_01.2013.12.23

Que rufem os tambores, pois se você ainda não leu (o que é estranho) o nome ou viu a imagem (o que é mais estranho ainda) do primeiro colocado dessa lista decrescente em termos de qualidade de atuação, saibam que sem muitas dificuldades o ator mais pastelão de todos os atores pastelões, escolhido como portador do título de pior atuação da história do cinema é o nada engraçado Eddie Murphy. Talvez (se você tiver nascido na década de 80) ele tenha conseguido lhe arrancar algum sorriso de canto de boca em sua infância, mas tirando essa possibilidade, duvido muito que você tenha sido capaz de assistir Norbit sem se sentir emburrecendo a cada minuto que se passava. (Até hoje eu não entendo por que eu assisti esse filme, sério!). Enfim, nomeie um filme dele que tenha algum valor e eu vos direi:WHAT THE FUCK?!?

0 comentários:

Postar um comentário